Corretora

Seguro de automóveis: entenda um pouco mais sobre o seguro facultativo e o DPVAT

Quais os tipos de seguro de automóveis que existe no Brasil?

O Brasil conta com dois tipos de seguro: um facultativo e um obrigatório. O facultativo é aquele que o proprietário de um automóvel contrata para se proteger de danos eventuais. Já o obrigatório é o DPVAT que deve ser pago todos os anos juntamente com a licença do veículo.

Quais eventos estão cobertos nesses seguros?

O seguro DPVAT tem por objetivo amparar as vítimas de acidentes que envolvam veículos automotivos e/ou suas cargas dentro do território nacional. Ou seja, não importa se o acidente foi ocasionado por veículo ou pela carga que estava sendo transportada. Se houve um dano a uma pessoa ela (ou sua família) terá direito a receber uma indenização seja pelo falecimento, invalidez ou para ser reembolsado quanto as despesas médicas e hospitalares advindos dessa situação.

Já o seguro facultativo é o que o proprietário do veículo contrata a fim de se proteger de um dano eventual como uma batida, roubo, furto ou um acidente com ou sem vítima.

corretor de seguro de cargas
corretor de seguros de rct-rc

Quando o seguro facultativo começa a valer? E o seguro DPVAT?

O seguro facultativo começa a valer na data que está indicada na sua apólice e chega ao fim as 24 horas do dia que também consta nesse documento. O seu prazo de validade começa a contar a partir da data que o cliente deu entrada solicitando esse serviço na seguradora. No entanto, ela pode ser modificada para uma posterior a essa entrada se o consumidor assim desejar.

Já o seguro DPVAT começa a valer no dia 1 de janeiro do ano em vigência e tem seu término em 31 de dezembro do mesmo ano. Esse tempo de validade independe de quando o proprietário do veículo fez o pagamento desse seguro obrigatório.